domingo, 13 de março de 2011

Onde encontrar ferramentas gratuitas na internet

Os vírus são o tipo de ameaça informática mais comum. Talvez por isso sejam aqueles que tem mais programas à perna. Os anti-vírus detectam e eliminam essas ameaças e também actuam preventivamente barrando o caminho a tudo o que seja suspeito.

O cantor Marco Paulo tem uma música que diz "amigos leais nunca são demais". Ora ao contrário so amigos, os anti-vírus são demais. Instalar um é a conta certa. Mais do que isso está a comprar uma guerra. Ou melhor, um conflito. Se quiser experimentar os programas recomendados, faça-o, mas só um de cada vez. Nada de misturas.



É uma referência entre os anti-vírus gratuitos. Na navegação em tempo real protege o computador dos chamados sites maliciosos. O interface é muito intuitivo e simples de trabalhar.

AVG




Também é uma das ferramentas mais populares. Além de vírus também assegura em tempo real segurança contra spyware. Não é o interface mais fácil de utilizar mas nada deste mundo.


Avast



Não é o mais popular entre os anti-vírus gratuitos mas também é uma boa alternativa. Alerta para sites inseguros ou relacionados com a prática de phishing.

PC Tools



Baseado no conceito de núvem este anti-vírus conta com o apoio de uma volumosa comunidade online. Para que este software trabalhe 100% deve estar permanentemente ligado à Internet, ou seja, não é aconselhável a portáteis e notebooks.

Panda Cloud




Este já é semi profissional. Para limpar o computador usa dois motores de detecção: Ethos e o Spero. Tal como o Panda funciona a partir de uma núvem com a vantagem que é permanentemente actualizado, muito rápido e diz o fabricante que convive em paz e harmonia com outros anti-vírus. Se bem que nestas alturas o melhor é não facilitar.

Clamav Antivirus


O que eu uso:



Apontado como um dos melhores anti-vírus da actualidade, tem uma versão gratuita ao nível dos seus melhores concorrentes. Apresenta uma elevada taxa de detecção de ameaças, mesmo as mais recentes. Monitoriza praticamente toda a actividade do computador, incluindo os ficheiros descarregados através da Internet. Localiza e repara vírus alojados em macros ou nos lugares mais escondidos da máquina. Até uma ferramenta para detecção de rootkit ele inclui. A detecção automática de novas definições de vírus já vem incluída.

Avira

Sem comentários:

Enviar um comentário